quarta-feira, 26 de novembro de 2008




O melhor de tudo é a placa "Exclusivo ônibus".

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Os 5 motivos!

Andar de ônibus nem sempre é gostoso e muito menos cheiroso. Mas tudo tem seus prós e contras. Como a cara blogueira aqui incentiva essas andanças pelas linhas de ônibus, hoje vai um post dedicado para os meus 5 motivos para andar de ônibus em Curitiba.

1 – Dependendo do seu trajeto, andar de ônibus em Curitiba pode ser mais rápido do que andar de carro. Um exemplo disso são as linhas dos ligeirinhos com poucos tubos e caminhos que fogem do trânsito. E claro, os biarticulares, com pistas exclusivas.

2 – Andar de ônibus também é cultura. Um bom tempo para leitura, um bom tempo para escutar as notícias diárias, músicas clássicas ou até mesmo propagandas dos eventos e cursos que acontecem e são promovidos pela cidade.

3 – Talvez muitos não reparem, como eu não reparava. Mas foi nessas viagens de ônibus que vi Curitiba com pôr-do-sol encantador nos dias de invernos. Dá uma olhadinha pela janela ás 18h, se não estiver chovendo.

4 – Uma maneira de racionar. Ou seja, economizar seu dinheiro. ( 3,80 por dia = 1,3l de gasolina). Economizar nos combustíveis ( não-renováveis). Economizar na sujeira de gases emitidos por diversos carros. Etc, etc,etc...

5 – Lugar de socialização. Talvez aconteça em outro meio de transporte, mas no ônibus é o lugar mais comum de conversas cotidianas. Conversas sobre qualquer tema, com qualquer pessoa (em Curitiba esse “qualquer pessoa” é meio difícil). Aliás, não somente no ônibus, como também nos pontos.

Até a próxima parada!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

2 - Herculano de Araújo

Todo mundo tem uma tese. Eu também tenho. Ônibus parecem mais cheios na segunda e quarta-feira. Você não acha?
E foi numa quarta-feira, chuvosa como hoje, que encontro mais um perambulante no biarticulado. Um senhor de meia idade e não tão sóbrio como as pessoas convencionais, senta ao meu lado e começa a falar para os que estavam em pé. E pode até parecer piada o que ele falou, mas juro pra vocês que eu pensei em tudo que já estudei sobre mídia, consumo, padrões, etc.
As sábias palavras daquele monólogo que o senhor travou consigo mesmo, já que todos só o ouviam, foram as seguintes:

“E em plena Semana Santa, promoção no mercado. Picanha, aquela parte macia do boi, super cara, em promoção. Fui fazer um churrascão. Minha filha falou pra eu não comer picanha na Semana Santa. Mas pobre tem que aproveitar. E eu sei que Deus perdoa! Até porque minha vida não é fácil, ter que agüentar o ano inteiro a mulher que eu agüento”.

“Sabe aquela boneca Barbie? Aquela boneca Barbie é só pra quem é rico. Tem Barbie atriz, Barbie dançarina, Barbie vai ao shopping, etc. Agora imagina se fossem fazer Barbie pra pobre. Seria Barbie anda de ônibus, Barbie toma banho de mangueira, Barbie vai a Rui Barbosa”.

É, eu pensei sobre isso. E você o que achou?

Curitibocas, vamos achar meios mais limpos e que solucionem o nosso trânsito. Transporte alternativo!!!
Curitiba tá feia!!! Aqui circulam mais carros do que bebês nascem – 72 mil novos carros para 24 mil recém-nascidos em 2007. Temos 57 carros para 100 habitantes. Estamos na frente não só de São Paulo, mas em todo o Brasil! Somos campeões em motorização!!!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Curitibocas

http://www.youtube.com/watch?v=S-MwPAU_p2k&feature=related

1 - Terminal Capão Raso

No vai e vem da porta 2,3 e 4, andar de ônibus em Curitiba ficou um pouquinho mais relaxante. E não falo isso pelas novas tecnologias, como o ipod, mp3 e até as músicas clássicas que rolam durante a viagem. Muito menos do sistema "espetacular" de transporte coletivo da Cidade Social. Andar de ônibus ficou mais relaxante pelas histórias! São os curitibanos, indo e vindo todos os dias, contando e fazendo sua história. A partir de hoje, toda quarta-feira, trarei um pouco mais dos assuntos corriqueiros, e por que não fofoqueiros, da linha Santa Cândida – Capão Raso.

Próxima parada, estação Herculano de Araújo! Senhores passageiros, desembarquem pelas portas 2 e 4! E por favor, não parem na porta 3 e no corredor da mesma! Rs...